Expressões e Variáveis

Olá comunidade. Este tópico foi criado especificamente para discutirmos e compartilharmos conhecimentos a cerca de expressões e variáveis que podem ser usadas na Plataforma Weni.

Se você caiu de paraquedas aqui, assista ao workshop que tivemos com explicações básicas e várias ideias de como humanizar seu chatbot com expressões:

  • Como salvar e usar resultados no fluxo usando expressões;
  • Como fazer operações matemáticas com resultados ou campos de contato usando expressões;
  • Como saber o dia da semana, hora e minuto para dar “bom dia” de acordo com o período ou direcionar ao atendimento humano somente em horário comercial;
  • Como captar a URL de um documento (PDF, imagem, etc.) enviado para o chatbot;
  • Navegando no retorno de uma API usando expressões;
  • Como usar consumir API para conseguir o endereço do usuário apenas com o CEP.

Para ter acesso aos fluxos usados nesse Webinar, baixe o arquivo json do google drive e importe no seu projeto: weni-responde-expressoes.json - Google Drive

4 curtidas

O meu projeto (WhatsApp) é no formato de um curso. Ao final de cada tópico, coloquei um campo de contato onde gravo o dia/hora em que a pessoa passou por aquele ponto do fluxo. Gostaria de exibir um menu que possibilitasse que o usuário seguisse navegando a partir do último tópico visto. É possível, por exemplo, por meio de uma expressão, identificar o campo de contato mais recente?

1 curtida

Bom dia, @Claudia ! Você pode criar dois campos de contato, são eles: codigo do último tópico e nome do tópico. Quando o usuário falar no chatbot, você verifica se existe valor nesses campos, se existir você pergunta se o usuário quer voltar pra esse tópico. Se você quiser gravar mais de um tópico, você pode criar mais campos.

Te ajudei?

Abraço

1 curtida

@dweniel Olá, Bom Dia! Eu criei um campo de contato ao final de cada tópico e programei para atualizar contato com a data de criação de uma resposta (última pergunta do tópico). Eu sei como fazer a verificação de valores nos campos mas gostaria de saber se, por meio das expressões, conseguiria comparar a data de dois campos de contato e ter como resposta o nome do campo. Muito grata por sua ajuda!

Oi @Claudia !

Se você estiver precisando verificar qual campo é o mais recente, você pode usar assim:

@(datetime_diff(now(),contact.fields.campo_date1,"h"))
@(datetime_diff(now(),contact.fields.campo_date2,"h"))

essa expressão vai te retornar o tempo em horas (“h”) desses campos comparados ao now() que é a data e hora do “agora”.

Dependendo de qual seja o mais recente, você vai saber qual o nome do campo.

Abraço

Agradeço a resposta e a prontidão!

1 curtida