WhatsApp + Calendly. Maneira Simples e Elegante

Olá personas.

Estou estudando a api do calendly para fazer a integração com whatsapp e me deparei com algumas questões.

  1. A Api do calendly me retornará json,
  2. Terei que programar uma série de processos para que o meu contato possa agendar uma reunião ou consulta comigo num ambiente não amigável e não intuitivo que é o chat do whatsapp,
  3. Gostaria de usar uma interface amigável para o meu contato
  4. Quero programar só o necessário ( pra que reinventar a roda?)

Sendo assim resolvi de modo simples e elegante (leia-se interface amigável para o contato). Isto não é A solução, é UMA solução.

Então… à grosso modo… em um card eu pergunto se o contato quer marcar uma reunião, o contato responde que sim, então eu monto uma url para acessar a minha agenda calendly via navegador do smartphone e envio uma mensagem de volta para o contato, fica enxuto e eficiente, o contato clica no link e automaticamente o whatsapp carrega o navegador de internet do smartphone com a agenda.

Por exemplo, quero abrir a agenda para o mês/ano corrente em diante; monto a url com a expressão:
https://calendly.com/[seu_usuario_calendly]/[sua_agenda]?back=1&month=@(format_date(now(), “YYYY-MM”)); enviando como mensagem de volta para o contato que tocará no link para acessar a agenda. Para retornar ao chat o contato terá o trabalho de tocar no icone de voltar ( ← ) , e retornará ao atendimento.

Mas aí tem uma pedrinha no caminho. Se o contato vai ter a percepção de tocar no voltar, para voltar ao chat caso queira continuar o atendimento; mesmo que não, agendado será.

Se tiver alguma dúvida, me pergunte.

Assim que eu tiver uma solução com API e tratamento json, eu faço um post.

Um beijo no coração. :kissing_heart:

5 curtidas