Como receber triggers de eventos da Hotmart?

Hoje utilizo o Botconversa para automações de mensagens no whatsapp, mas estou querendo migrar para Weni por conta da necessidade de utilizar a API oficial.

Porém, para fechar o negócio, preciso saber como consigo configurar “triggers” para envio de templates de mensagens.

Uso hoje a hotmart como plataforma de pagamento, e por meio das configurações de webhooks dela consigo configurar na minha ferramenta atual para que, toda vez que acontecer um evento do tipo “Abandono de Carrinho” eu enviar o “template X”, toda vez que acontecer o evento de “Boleto gerado” eu enviar o “template Y” para os números de telefone capturados no formulário de compra da hotmart;

É bem simples isso. Na minha ferramenta atual tem um lugar que configuro esses tipos de mensagens automatizadas, por lá consigo configurar para que, quando um determinado evento na hotmart acontecer, eu pegue o número de telefone capturado no formulário da hotmart e envie a mensagem X ou Y, além de colocar ou remover uma tag específica no lead e utilizar outros dados na composição da mensagem, como nome do cliente, nome do produto, forma de pagamento, etc.

Ao configurar isso na minha ferramenta atual, ela me gera um link e eu só preciso colocar este link num campo de formulário de criação de webhook da hotmart e pronto.

Como eu consigo fazer exatamente a mesma coisa na Weni?

P.S. No print mostro a tela do formulário de configuração de webhook da hotmart.
P.S. Deixo um link de um vídeo mostrando como faço isso na minha ferramenta atual

Olá, @Matheus Não temos a possibilidade de configurar webhooks diretamente na Weni plataforma. Normalmente para essa solução usamos serviços terceiros como o Pipedream. Para usar o Pipedream você precisa criar uma conta lá e o pipedream gera esse link. Acontece que para esse link enviar essas informações para a Weni, é necessário criar um código em Node JS para essa sua aplicação no pipedream funcionar.

Resumindo, essa solução também é possível na weni plataforma, mas fazemos de forma diferente e talvez seja necessário, se você não tiver conhecimento em código, que um desenvolvedor da Weni ajude nisso.

Respondi sua dúvida? Se sim, marca como solução :slight_smile:

Oi Sarah! Não tenho conhecimento de código, e não conheço como Pipedream funciona. Eu uso um integrador aqui que se chama Pabbly, e ele consegue receber os eventos da hotmart, mas não sei ainda como fazer com que, ao receber esses eventos ele realize um envio de mensagem para o número capturado pela hotmart através da Weni.

Atualmente todas empresas que não usam a API Oficial (as carinhosamente chamadas de API Pirata) possuem essa integração de forma nativa para receberem eventos da hotmart, empresas como Zapcloud, Botconversa, ZapFácil, Chatguru, Devzapp … empresas com mensalidades de menos de R$300,00. e equipes de menos de 10 pessoas.

Estou impressionado que empresas BSP com mensalidades grandes e equipes grandes não tenham isso.

Mas, focando na solução, de 45 em 45 dias fazemos lançamentos aqui na empresa e em cada lançamento temos que reconfigurar o webhook da hotmart para alterar o produto cujos eventos serão capturados e enviados para a plataforma de mensagens. Pela Pabbly seria possível? E se não, como seria feito e qual seria o possível custo disso?

@Matheus Não conheço a Pabbly, mas acredito que se tiver alguma forma de você receber esses dados e consumir a API da weni, é possível construir a solução. Nós da Weni podemos te ajudar nesse processo de utilização do Pipedream durante o processo de ativação e adoção do seu projeto, pois é no Pipedream que temos Know How para esse tipo de solicitação.

Nosso time de produto da Weni está trabalhando na solução de webhooks para que possamos receber diretamente esses dados com uma URL weni, isso está em nosso Roadmap.

Também não precisa se preocupar com o código do Pipedream, temos um código template que você pode usar e é só adaptar para seu token e fluxo que deseja disparar :slight_smile: É relativamente bem simples

Espero que tenha ajudado e pode contar comigo caso deseje usar a solução do Pipedream para disparar esses avisos usando a Weni Plataforma.

Caso tenha interesse, esse é o código template que usamos, ele serve para iniciar um fluxo na Weni plataforma, diretamente a um contato:

import axios from “axios”

export default defineComponent({
async run({ steps, $ }) {
const { data } = await axios({
method: “POST”,
headers: {
“Content-Type”: “application/json”,
“Authorization”: “SEU API TOKEN”
},
data: {
“flow”: “UUID DO FLUXO A SER INICIADO”,
“contacts”: [“UUID DO CONTATO QUE VAI FICAR RECEBENDO”],
“params”: steps.trigger.event.body
},
url: “https://new.push.al/api/v2/flow_starts.json
})
},
})