Como navegar nos dados retornados de uma API REST (formato json)?

Olá, pessoal. Vim compartilhar conhecimentos sobre o consumo de API na Plataforma Weni, especificamente no Módulo de Fluxos. Como já se sabe, podemos consumir API’s através do card “Chamar um Webhook”, porém Webhook não é uma api, e sim um local onde foi programado um envio de requisição automática, ou seja, naquele estágio específico ele vai chamar uma API que tenha sido configurada.

A API define quais as informações necessárias para consulta da qual foi programada, as informações de como consumi-la são encontradas na documentação de API da plataforma que deseje utilizar.

Agora vamos ao ponto que interessa: Já montei meu cartão webhook e minha requisição está funcionando, mas como eu posso navegar pelo retorno em json?

Devido ao modelo JSON ser aceito nativamente na Plataforma Weni, você pode navegar dentro dele para pegar qualquer tipo de informação que queira daquela chamada webhook. Porém deve-se entender como é estruturado um JSON para facilitar sua navegação

Objeto: No json os objetos são representados por {}, para acessá-lo basta dizer o nome correspondente a ele.

Array: No JSON representamos array com [], é possível acessar o array dizendo o nome dele, porém para filtrar o item que gostaria daquele array, é necessário passar a posição dele na função.

Acompanhe o exemplo: supondo que o card webhook foi salvo com nome “cliente”

Para acessar os dados você pode usar as seguintes expressões:

@results.cliente.extra.Erro = “false”

@results.cliente.extra.Dados = “PARCELAS: [...]”

@results.cliente.extra.parcelas.PAR_DT_VENCIMENTO = erro

@results.cliente.extra.Dados.Parcelas.0.PAR_DT_VENCIMENTO = “29/12/2021”
5 curtidas

Legal! Valeu a dica @SarahPinheiro