Como integrar com OpenIA (ChatGPT)

Olá, pessoal. Neste Weni hands On mostramos como criar um chatbot integrado com OpenIA (ChatGPT).

Você deve estar acompanhando tudo que tem rolado com o lançamento do ChatGPT e para estarmos por dentro dessas novas tecnologias e como elas impactam nossos projetos, iremos passar aqui direcionamentos sobre nossa visão do uso do ChatGPT atrelado a Weni.

ChatGPT
É um protótipo de um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogo. Usa o modelo de treinamento de IA da OpenAI.

Posso integrar com o ChatGPT?
O ChatGpt é um protótipo de chatbot, dessa forma não podemos integrar a Weni plataforma a ele, o que pode ser feito é uma integração com o modelo de NPL da OpenIA.

Quero usar o modelo da OpenAi como devo prosseguir?
O primeiro passo é entender qual o modelo e caso de uso do seu chatbot, pois dependendo da necessidade o modelo da OpenAi não é o mais recomendado. Se você quer trabalhar com intenções para encaminhar o usuário em uma jornada predefinida no chatbot, o melhor caminho é a IA de classificação, já se você quer permitir que o usuário faça perguntas e obtenha respostas de uma FAQ ou base de conteúdo controlada, o melhor modelo é de QA (Inteligência de conteúdo), já se você quer proporcionar uma experiência aberta para o seus usuários gerando textos genéricos com perguntas mais amplas, o melhor modelo seria da OpenIA.

Vídeo completo mostrando passo a passo da integração:

Dicas para usar o OpenIA da melhor forma, mesmo em casos de escopo fechado no chatbot:

  1. Sinalize no Prompt (corpo da requisição) que você está gerando respostas amigáveis e simples sobre “assunto que seu chatbot vai falar”.

  2. Sinalize no seu Prompt que, para qualquer pergunta fora desse contexto, gere uma resposta informando que não conhece sobre o assunto.

  3. Limite seu escopo ao máximo no prompt para evitar assuntos fora de contexto.

  4. Sinalize qual parte do seu prompt é a pergunta, usando algo como “Pergunta: @results.duvida.value

  5. Use esse Prompt de Exemplo:
    “Esse é um gerador de respostas amigáveis e simples sobre os índices e taxas financeiras no Brasil. As respostas só podem ser dadas sobre os índices INCC, IGMP, IPCA e SELIC. Pergunta: @results.pergunta.value. Para qualquer pergunta fora desse contexto, gere uma resposta informando que não conhece sobre o assunto.”

5 curtidas

Olá pessoal bem interessante, principalmente com quem está eufórico de algo tão simples, mas é uma via de duas mãos esse modelo de dados usado pela OpenAI abre viés para uma serie de falhas muitas delas catastróficas quando falamos de princípios éticos e morais. A minha mensagem aqui é mais no sentido de alerta uma vez que a Weni é uma empresa que respeito e de nome a qual eu não gostaria de ver como impulsionadora de certas tecnologias. Se quiserem entender um pouco mais sobre o que estou querendo dizer e sobre uma ação que corre no MPF com essa temática segue alguns links de artigos meus.

Abraços!

1 curtida

Obrigada por compartilhar @Adilmar com certeza estaremos estudando e acompanhando esse conteúdo.

1 curtida